Você sabe o que são Cidades Inteligentes?
Mesmo que sua resposta tenha sido “não”, você provavelmente já deve ter ouvido falar neste conceito, não é mesmo?
Se você está pensando que smart cities são cidades que utilizam a tecnologia para otimizar a vida de seus habitantes, você está no caminho certo!
De acordo com o Fórum Econômico Mundial, 68% da população mundial viverá nas cidades em 2050. Hoje, esse percentual é de 54%. Além da crescente urbanização, a pandemia de Covid-19 mostrou que, mais que inteligentes, as cidades do futuro precisarão ser mais adaptáveis para superar mudanças bruscas, acomodar novos processos, dinâmicas, rotinas e populações.
O que são cidades inteligentes?
Cidades inteligentes ou Smart Cities são cidades que utilizam a tecnologia para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e fomentar o crescimento econômico, sem abrir mão da preservação do meio ambiente.
Para isso, investem em melhorias na infraestrutura local e criam soluções sustentáveis e inovadoras, resolvendo problemas habitacionais, ambientais, de consumo e de mobilidade urbana.
O que torna uma cidade inteligente?
A grande densidade populacional nas metrópoles e grandes centros urbanos frequentemente gera problemas que comprometem a qualidade de vida de seus habitantes.
Por exemplo, se a distância entre casa e trabalho é grande, os moradores precisam se deslocar por mais tempo. Devido a frequente superlotação e baixa qualidade do transporte público, muitos recorrem a veículos próprios, aumentando o número de carros nas ruas, o que provoca engarrafamentos e eleva os níveis de poluição.
Outro bom exemplo é o aumento do consumo e o maior gasto de energia, ocasionados pela maior concentração de habitantes em uma mesma região. Com isso, a cidade passa a gerar mais resíduos e a poluir ainda mais o meio ambiente.
Frente a situações como estas, o que cidades inteligentes fazem é buscar na tecnologia a solução para esses e outros problemas do dia a dia.
Como surgem as smart cities?
O planejamento de uma cidade inteligente surge de um esforço conjunto entre governo e iniciativa privada. Implementar programas de reciclagem e coleta seletiva, incentivar práticas de logística reversa e aderir a meios de produção limpos são exemplos de passos importantes para o início de uma jornada mais sustentável.
Quando o assunto são smart cities, a palavra de ordem é planejamento. Além disso, o esforço contínuo no acompanhamento do crescimento e a busca constante por melhorias, são medidas fundamentais para que cidades inteligentes atinjam um alto patamar de desenvolvimento.
Precisa de soluções estratégicas para a sua gestão?
Nós da Softsystemit desenvolvemos soluções de gestão estratégica para o planejamento e tomada de decisão assertiva e eficiente. Utilizamos tecnologia moderna e de fácil utilização.
Contate o nosso time comercial: comercial@softsystemit.com.br