Blog

Planejamento Estratégico de Inteligência Artificial e Analytics: conceito e impactos

03 de dezembro |
Tempo de leitura: 5 minutos
Planejamento Estratégico de Inteligência Artificial e Analytics: conceito e impactos

O que é o planejamento estratégico de IA e Analytics? 

O planejamento estratégico de IA e Data Analytics é um projeto de caráter estruturante que combina um conjunto de atividades consultivas elaboradas (preferencialmente por equipes com uma visão externa da organização) para o levantamento de cenários, mapeamento de processos analíticos, elaboração de ativos digitais (sistemas e bancos de dados e outros) a fim de auferir os diferentes níveis de maturidade analítica dos times, dos departamentos e da organização como um todo. 

Como resultado, chega-se às definições compartilhadas da visão, missão, valores, políticas, estratégias, planos de ações e boas práticas de governança de dados para alavancar o nível de maturidade analítica da organização no menor tempo e custo possível. 

Sintomas de cenários de baixa maturidade analítica

Embora existam muitos tipos de negócios, produtos e serviços no mercado, apresentamos, aqui, padrões emergentes que ajudam a caracterizar o problema da maturidade analítica das empresas e que podem gerar reflexões interessantes:

  • Atualmente, é possível saber quais iniciativas de analytics (análises de dados) já aconteceram e quais ainda estão acontecendo? Além disso, quem são os responsáveis? E quais foram os resultados? 
  • Nas iniciativas analíticas, é possível saber quais dados foram utilizados e até reproduzir a mesma análise? 
  • As análises de dados acontecem de forma aleatória, espontânea e isoladas nos departamentos? 
  • É possível visualizar todos os ativos de dados ou datasets disponíveis para gerar análises?
  • Existem situações em que um mesmo indicador aparece com valores diferentes dependendo do departamento em que é feita a análise? 
  • Existem dicionários de dados analíticos definidos? 
  • Qual é o stack tecnológico analítico? 
  • Projetos estruturantes de data analytics estão sendo contemplados no planejamento estratégico?

As empresas são organismos vivos que evoluem constantemente com pessoas atuando em diferentes áreas. Assim, com o passar do tempo, perde-se o controle dos níveis de acesso de cada colaborador fazendo com que pessoas não autorizadas tenham acesso a informações sensíveis e o inverso, quando pessoas não conseguem acesso aos dados que precisam para seu trabalho. 

Excesso de planilhas e duplicidades

As planilhas são uma das ferramentas mais úteis e importantes da gestão e por isso estão sempre auxiliando em diversos processos. O grande efeito colateral do uso excessivo de planilhas é a manutenção do conhecimento de cada processo. Quando existem duas ou mais pessoas e o volume de informações e atualizações começam a crescer se torna difícil gerenciar o conhecimento que trafega em blocos com as planilhas. Além disso, muitas duplicidades acontecem e tornam praticamente impossível consolidar dados com segurança e em grande volume.

Quais os benefícios do planejamento estratégico de IA e Analytics?

Espera-se de uma gestão data-driven que os dados forneçam não apenas desenhos e rascunhos das condições da operação ou do mercado, mas uma fotografia em alta resolução da realidade presente e futura. Assim, fornece subsídios para o planejamento estratégico corporativo de curto, médio e longo prazo com os seguintes ganhos: 

  • Prontidão processual e tecnológica para projetos de data lakes e laboratórios de Advanced Analytics e IA. 
  • Aumento da intensidade de aplicação de técnicas científicas aos negócios, por exemplo: análises comparativas, simulações de cenários, identificação de padrões de comportamento, previsão de demanda e outros.
  • Aumento da veracidade das informações.
  • Segurança de acesso a informações em diferentes níveis.
  • Aceleração dos processos de onboarding (entrada de novos membros nos times), que por sua vez aprenderam mais rapidamente sobre o cenário de trabalho, como também começam a se comunicar de forma mais eficiente.  
  • Maior enriquecimento de dados a partir do aumento da interação de equipes de diferentes setores para desafios analíticos. 
  • Maior visibilidade das operações de analytics, organização para localizabilidade, acessibilidade, interoperabilidade e reutilização de ativos digitais. 
  • Plano de mudança otimizado para Governança Corporativa orientada a dados.
  • Incorporação da mentalidade Analítica e de IA em diferentes setores. 
  • Homogeneização das políticas e controles de dados.

Planejamento estratégico de IA e Analytics – Conclusões e recomendações 

A elaboração de um planejamento estratégico de IA e Analytics é um passo importante para se atingir o nível de governança de dados que permita o uso intensivo de analytics e inteligência artificial nas operações, uma vez que a alta taxa de insucesso de projetos analíticos estão ligadas à baixa qualidade de dados, de processos e até do correto uso das tecnologias (capacitação).   

Projetos estruturantes, como o planejamento estratégico de IA e Analytics são, ou pelo menos deveriam ser, o primeiro passo na jornada de transformação digital das empresas tradicionais. Por isso, temos a convicção de que no futuro toda empresa de sucesso terá uma ideia clara e compartilhada (visão, missão e valores) do que os dados significam para ela e para o seu modelo de negócio, em contraste aos investimentos em tecnologia de dados pura e simplesmente por conta da concorrência.  

Acreditamos que o foco em dados orquestrados (arrumados e sincronizados) se refletirá em quase todas as áreas, por exemplo: na gama de serviços, nos modelos de receitas, nos principais recursos, processos, estruturas de custos, em sua cultura corporativa, seu foco em clientes e redes, e em sua estratégia corporativa. 

Por último, mas não menos importante, vale apontar que, para que uma estruturação de sucesso aconteça, deve-se ter uma abordagem holística de longo prazo. Isso significa investimentos em tecnologia, pessoas e processos otimizados a fim de permitir o crescimento contínuo dos negócios. 

Fonte da pesquisa:

https://www.aquare.la/planejamento-estrategico-de-ia-e-analytics-conceito-e-impactos/

 

#DataAnalytics
#datasets
#GovernancaCorporativa
#inteligenciaartificial
#maturidadeanalitica
planejamentoestrategico
Fale Conosco Agora