Blog

Business Intelligence: Análise de indicadores para facilitar a gestão da corretora

30 de junho |
Tempo de leitura: 5 minutos
Business Intelligence: Análise de indicadores para facilitar a gestão da corretora

Conceito de Business Intelligence

O BI (Business Intelligence) é um conjunto de consultas analíticas em formato de gráficos, tabelas, indicadores e pesquisas em uma interface amigável e intuitiva, apresentando as informações de maneira estruturada a fim de auxiliar o gestor na tomada de decisões.

Ao contrário do que se possa imaginar, o conceito de Business Intelligence não é recente. Fenícios, persas, egípcios e outros povos do Oriente utilizavam esse princípio há milhares de anos, quando cruzavam informações obtidas junto à natureza em benefício próprio. Observar e analisar o comportamento das marés, os períodos de seca e de chuvas, a posição dos astros, entre outras, eram formas de obter informações que eram utilizadas para tomar as decisões que permitissem a melhoria de vida de suas respectivas comunidades (LOPES, 2006).

A análise de dados de sistemas transacionais vem se tornando cada vez mais necessária para o entendimento das necessidades dos clientes, direcionando produtos e serviços adequados a cada perfil. Essa análise tende a transformar dados em informação e, em seguida, informação em conhecimento para que as decisões sejam tomadas de forma assertiva.

Afirma Reinhard (1996) que os dirigentes passaram a utilizar recursos de informática como ferramentas para tomada de decisões estratégicas, devido a muitas mudanças no ambiente interno e externo das empresas. A alta competitividade do mercado exige planejamento, coordenação e controle, além do acompanhamento do mercado em relação aos concorrentes, aos aspectos econômicos, legais, políticos e culturais em âmbito global.

Para competir no mercado global de hoje, as empresas precisam deter mais conhecimento do que antigamente e, ainda, para obter sucesso, elas precisam saber mais sobre seus clientes, mercados, tecnologias e processos, e necessitam ter essas informações antes que seus concorrentes (HEINRICHS e LIM, 2003).

O uso do BI no dia a dia das corretoras de seguros

A ferramenta BI possibilita a análise de indicadores de desempenho pelo gestor para que este tenha uma visão 360° do seu negócio através de informações estratégicas, permitindo assim a definição de metas e objetivos para a corretora de seguros.

Com o BI os corretores poderão compreender cada etapa de sua operação através da utilização de dashboards, painéis de controle e gráficos de fácil entendimento a qualquer hora e em qualquer lugar.

O BI é totalmente integrado ao Quiver PRO, oferecendo o melhor custo x benefício entre as soluções de Business Intelligence do mercado.

Com o apoio do BI, o acesso aos resultados da corretora é simples e as informações contidas em suas bases de dados possibilitam um entendimento rápido das diferentes visões de análise. Basta que as informações (comissões, clientes, apólices, documentos) estejam inseridas no sistema de gestão para que a análise seja feita. Logo depois, o gestor poderá responder às suas perguntas sobre o negócio através da interpretação de gráficos completos e dinâmicos.

Funções disponíveis na nossa solução Quiver BI

  • Painel Estratégico

Com poucos cliques é possível ter o resultado do demonstrativo do valor de prêmios líquidos, análise média de comissões mês a mês, comissões de seguradoras, simulador de resultados com despesas administrativas e outros.

  • Painel Operacional

Consulta do demonstrativo de clientes ativos com informações, acesso à representatividade do seu negócio por cidade e mapa geográfico do Google Maps.

  • Painel de Vendas

Mostra de forma clara a performance de todas as vendas efetivadas, o tempo médio e índice de prêmio, podendo comparar anualmente e selecionar conjuntos de dados específicos para análise.

  • Painel Gerencial

Realiza a análise quantitativa dos negócios que estão sendo gerados pelos corretores. Através de filtros, é possível detalhar e comparar instantaneamente as informações.

  • Painel de Comissões

Nesse painel é possível analisar as comissões recebidas e a receber, com apenas alguns cliques. Além disso, é possível fazer comparativos de cenários sob diversas perspectivas.

  • Painel de Clientes

Permite analisar o perfil completo e as características do cliente, apresentando informações para o direcionamento de produtos com maior assertividade. Além disso, é possível fazer comparativos de cenários sob diversas perspectivas, gerando uma maior oportunidade de fidelização.

  • Painel de Propostas

A função deste painel é maximizar os resultados na base de clientes instalada da corretora. Essa visão torna proativa a ação do gestor no controle das propostas pendentes de emissão e dos fechamentos das apólices a renovar, através de alertas visuais.

  • Painel de Renovações

Nessa análise é possível verificar o índice de renovações em relação ao prêmio e às comissões, além de possibilitar a análise individualmente acerca da dimensão de interesse (produto, seguradora, cliente, negócio, ramo, célula, entre outros).

Outras características técnicas do Quiver BI

  • Cruzamento de informações entre áreas;
  • Interface simples e intuitiva;
  • Pesquisas de intervalo de datas;
  • Acesso em dispositivos móveis;
  • Histórico de dados de até 5 anos;
  • Indicadores eficientes baseados no ramo das corretoras de seguros.

Sobre o Quiver BI

O QuiverBI versão Business – é um sistema de Business Intelligence onde os gestores terão uma verdadeira visão 360⁰ do seu negócio e poderão compreender cada etapa de sua operação através da utilização de dashboards, painéis de controle e gráficos que facilitam a análise das informações estratégicas.

O sistema, fruto da parceria entre Softsystemit e a Quiver, é totalmente integrado ao Sistema Quiver PRO (antigo COL PRO), oferecendo o melhor custo x benefício entre as soluções de Business Intelligence do mercado.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre essa solução?

Contate o nosso time comercial através do e-mail: comercial@softsystemit.com.br

Referências

HEINRICHS, J. H.; LIM, J. S. Integrating web-based data mining tolls with business models for knowledge management. Decision Support Systems, v.35, n.1, p.103-112, 2003.

LOPES, C. Conceito e história do BI. Disponível em: <http://www.celedo.com.br/portal/modules.php?name=News&file=article&sid=1>. Acesso em: 7 maio 2006.

REINHARD, N. Evolução das ênfases gerenciais e de pesquisa na área de tecnologia de informática e de comunicações aplicada nas empresas. Revista da Administração. São Paulo: v. 4, 1996. p.5-6.

analisededados
businessintelligence
informacoesestrategicas
tomadadedecisao
Fale Conosco Agora