Blog

A importância do Planejamento Estratégico na Gestão Pública

07 de junho |
Tempo de leitura: 2 minutos
A importância do Planejamento Estratégico na Gestão Pública

Aprimorar os serviços prestados pelo setor público não envolve apenas a contratação de funcionários e o investimento em tecnologia da informação e comunicação. Para essas duas iniciativas apresentarem os resultados esperados, é necessário priorizar o planejamento na gestão pública.

O planejamento estratégico consiste na elaboração de uma série de ações que devem ser realizadas por uma empresa ou órgão público durante determinado prazo. Para criá-lo, é necessário fazer um diagnóstico da conjuntura atual da instituição. Isso pode ser feito por meio da matriz SWOT, cujas letras significam respectivamente:

  • strengths — forças (referem-se ao ambiente interno);
  • weaknesses — fraquezas (estão relacionadas às deficiências dos serviços de uma organização);
  • opportunities — oportunidades (têm ligação com o ambiente externo);
  • threats — ameaças (têm origem em fatores externos, como governo e concorrência).

Por que o planejamento é importante

O setor público e a iniciativa privada precisam dar respostas aos stakeholders sobre as ações realizadas. A transparência é um fator cada vez mais valorizado pelos cidadãos e o mundo corporativo.

O planejamento na gestão pública possibilita que o gerenciamento das ações seja feito de acordo com as demandas da população. Por exemplo, um hospital público é construído em um município do interior. Nesse caso, o local deve conter leitos, profissionais de saúde, medicamentos e aparelhos na quantidade ideal para suprir a demanda.

Principais desafios da gestão pública para planejar

O planejamento tem um papel relevante para os órgãos públicos. Contudo, existem obstáculos que devem ser superados para essa ação ajudar a melhorar os serviços e a qualidade de vida dos cidadãos.

Um deles é a ausência de projetos em longo prazo. Alguns órgãos públicos não visualizam como as atividades podem ser aperfeiçoadas nos próximos anos. As iniciativas têm um foco em tarefas, cujos resultados podem ser percebidos rapidamente.

Outro problema envolve o uso inadequado de recursos financeiros. Por exemplo, uma prefeitura utiliza parte do orçamento para contratar artistas nacionais de renome para festas locais, enquanto muitas escolas necessitam de melhorias, como a instalação de ar condicionado nas salas e compras de computadores.

Também vale destacar a ausência de indicadores de desempenho. No serviço público, alguns órgãos não medem como os serviços impactam os cidadãos. Sem essa referência, torna-se mais complicado implantar uma cultura voltada para o planejamento e a melhoria contínua.

O que a nossa solução de Planejamento Estratégico proporciona?

  • Melhora a comunicação da Gestão estratégica e operacional da instituição.
  • Padroniza os processos de planejamento, acompanhamento e controle das metas e planos de ação em todas unidades e níveis hierárquicos.
  • Promove o acompanhamento sistemático e disciplinado dos resultados de médio e longo prazo.
  • Fortalece o conhecimento das diretrizes a organização.

Você é do setor público e quer saber mais sobre a nossa solução de Planejamento Estratégico?

Contate o nosso time comercial: comercial@softsystemit.com.br

desafiosdagestaopublica
matrizswot
planejamentoestrategico
setorpublico
Fale Conosco Agora